Skip to content

Veículos autônomos: entenda tudo sobre

VEÍCULOS AUTÔNOMOS: ENTENDA TUDO SOBRE

 

Você já ouviu falar em veículos autônomos? Quando pensamos no futuro, a primeira imagem que nos vem à mente são de carros voadores, não é verdade?! Os filmes de ficção científica ajudaram a moldar essa nossa associação. Porém, como você pode perceber, a tecnologia atual já está começando a fazer os filmes virarem realidade: ainda não temos carros voadores, mas temos os veículos autônomos, que são veículos que simplesmente conseguem funcionar, operar e se locomover totalmente sozinhos.

E não pense que é algo extremamente distante de nossa realidade. Afinal, os carros autônomos já percorreram mais de 10 milhões de KM em todo o mundo! Embora seja uma tecnologia que ainda está em fase de aperfeiçoamento e que custe caro, ainda restrita a alguns países de primeiro mundo, a expectativa é que de até 2025 os carros autônomos já estejam muito mais incorporados ao nosso cotidiano.

 


(+) Veja mais: Detalhamento de motor: o que é e quais os benefícios?


 

Você sabe realmente o que é um carro autônomo? Sabe que eles são divididos por categorias? Tem dúvidas quanto a regulamentação, valores e se questiona se esse projeto é realmente bom para a sociedade?

Continue a leitura e encontra a resposta para essas e outras perguntas!

 

AFINAL, O QUE SÃO OS VEÍCULOS AUTÔNOMOS?

Basicamente falando, um veículo autônomo é aquele que consegue realizar todas as ações que um ser humano desenvolve na operação de um carro. Isso mesmo: desde a ligar o veículo, colocar a marcha, atentar a obstáculos e pedestres nas ruas, realizar cálculos para estacionar e fazer curvas, e todas as outras ações possíveis. É um carro que anda sem um motorista!

Os carros autônomos são divididos em seis categorias:

  • Nível 0: ausência de automação – são os carros comuns e convencionais do nosso dia a dia.
  • Nível 1: assistência do motorista – já na realidade do mundo e do Brasil há muito tempo, os veículos com automação nível 01 são aqueles que conseguem fixar a velocidade de um veículo e mantê-lo na mesma direção. É a famosa função “cruise control”.
  • Nível 2: automação parcial – aqui o veículo já é um pouco mais inteligente, conseguindo acelerar e reduzir a velocidade do veículo e até realizando algumas ações de direção.
  • Nível 3: automação condicional – nesse nível o veículo já consegue operar de maneira autônoma em estradas.
  • Nível 4: automação alta – chegamos em um nível no qual o veículo possui alta tecnologia autônoma investida. Ele consegue entender o ambiente, trocar faixas, reduzir e acelerar quando possível, desviar de obstáculos, etc.
  • Nível 5: automação total – o carro autônomo em sua plenitude. Pode operar até mesmo sem um ser humano dentro do veículo ou um volante. Capaz de processar, se adaptar e atuar em todas as situações possíveis do trânsito, como congestionamentos, alagamentos, etc.

 

premiumcar-veículos-autônomos
Alguns modelos de veículos autônomos não possuem volante.

ELES SÃO REALMENTE SEGUROS?

Pelo lado científico e teórico, os carros autônomos são infinitas vezes mais seguros do que os operados por humanos. Isso acontece pois um robô é programado para realizar ações específicas de maneira perfeita, possuindo visão 360º e não é suscetível a problemas cabíveis a humanos, como cansaço, distrações e uso de celular, por exemplo.

E os números não mentem: anualmente, cerca de 1,25 milhões de pessoas morrem em acidentes de trânsito. Os veículos autônomos surgem, então, como uma esperança da diminuição desta taxa de mortalidade.

 


(+) Veja mais: Carro custo benefício: Qual o melhor?


 

Entretanto, nem tudo são flores. Robôs autônomos são tecnologias extremamente complexas, e nem sempre podem ser programados perfeitamente, estando suscetíveis à capacidade humana em sua programação. Já foram registrados casos fatais envolvendo acidentes com veículos autônomos, embora as montadoras tenham sido inocentadas devido à prova de que o erro foi de quem estava operando estas máquinas.

A grande verdade é que esta é ainda uma área um pouco nebulosa e que, nos próximos meses e anos, muita coisa vai ser desenvolvida, testada e provada. Devemos ficar de olho no desenvolvimento de todo esse processo para ter uma maior capacidade de aferir uma opinião nesse sentido.

 

OS BENEFÍCIOS DOS VEÍCULOS AUTÔNOMOS

Até aqui, você já deve ter percebido alguns benefícios que esta tecnologia pode trazer ao dia a dia, não é mesmo? Vamos listar outras para você logo abaixo:

  • Trânsito descomplicado: em um universo no qual a maioria dos veículos sejam robôs, podemos entender que a comunicação e entendimento entre eles é extremamente maior que a nossa. Ou seja, engarrafamentos e trânsitos serão minimizados.
  • Maior comodidade: já imaginou fazer uma longa viagem com o carro operando sozinho? É difícil imaginar um cenário no qual você durma enquanto o carro está dirigindo sozinho, mas em teoria, é possível!
  • Menos acidentes: como falamos anteriormente, é difícil confirmar que teremos menos acidentes nas ruas. Porém, ao olharmos a teoria, podemos ter grandes esperanças de uma baixa na taxa de mortalidade.

 

QUEM SÃO AS MONTADORAS DE VEÍCULOS AUTÔNOMOS?

Atualmente, as principais montadoras do mundo já se envolveram com a tecnologia e estão desenvolvendo os seus modelos. Porém, podemos ressaltar as seguintes:

  • Tesla – marca basicamente desenvolvida para atuar dentro deste campo de tecnologia;
  • Audi;
  • Renault.

Além disso, gigantes como Uber, Google e até mesmo a Nvidia estão desenvolvendo a tecnologia por trás disso tudo, aliando seus nomes à essas inovações.

 


(+) Veja mais: Studio Detail Móvel: conceita esse novo conceito


 

E VOCÊ, TERIA UM VEÍCULO AUTÔNOMO?

O que você acha? Essa tecnologia vai vingar? E se vingar, chegará até os países menos desenvolvidos, como o Brasil? Teria coragem de entrar em um carro e cochilar enquanto ele faz sozinho aquela longa viagem?

Conta pra gente!

 

A PREMIUMCAR

Há mais de três anos no mercado de detalhamento automotivo de Curitiba, se consolidando como uma empresa séria e de excelente qualidade no mercado, a PremiumCAR oferece todos os serviços do leque de detalhamento automotivo. Temos um propósito claro: realizar os desejos dos apaixonados por máquinas. Afinal, sabemos que quem realmente ama seu veículo, possui felicidade em cuidar e destacar a sua máquina.

(+) AGENDE SUA VISITA TÉCNICA | GRÁTIS E SEM COMPROMISSO | CLIQUE AQUI


PROCURAR

CATEGORIAS

MAIS ACESSADOS